VERSOS DE PEDRO MARQUES

Sou um simples brasileiro
nascido na cidade de Goiana
minha pequena e querida cidade
da Zona da Mata pernambucana

Tenho paixão pelo desenho
desde que eu era criança
agora me atrevo como poeta
para versejar com segurança

Trabalho no estado vizinho
aquela encantadora Paraíba
sou funcionário concursado
lá tive excelente acolhida

Reuni trabalhos arquivados
para neste blog tornar conhecido
é o Blog do Pedro Marques
quem acessar fico agradecido.

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2
Acrílica sobre tela (1mx90cm) - Pedro Marques

quarta-feira, 9 de março de 2011

PADRE LANDELL, O BRASILEIRO INVENTOR DO RÁDIO


Roberto Landell de Moura foi um padre católico nascido em 21 de janeiro de 1861 na cidade de Porto Alegre-RS. Estudou Fìsica e eletricidade em Roma, e no Brasil, como autodidata, continuou seus estudos, realizando suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo. Foi o pioneiro na transmissão da voz, utilizando aparelho de rádio de sua construção, patenteados no Brasil em 1901 e posteriormente nos EUA em 1904.

Seus experimentos antecederam os de outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900) e o italiano Marconi, que se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio, mas só transmtiu a voz em 1914. Landel transmitiu a voz por dois meios: um transmissor de ondas que utilizava um microfone eletromecânico de sua invenção e também um aparelho de telefone sem fio, que utilizava a luz como uma onda condutora da informação de áudio, neste caso, uma idéia precursora da fibra ótica.

O jornal americano "The New York Herald" noticiou os trabalhos de Landell em 12 de outubro de 1902, em reportagem sobre as experiências desenvolvidas na época, inclusive por cientistas americanos, alemães, ingleses, entre outros, na transmissão de sons sem uso de aparelhos sem fio (wireless).

Veja a história completa no link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário