VERSOS DE PEDRO MARQUES

Sou um simples brasileiro
nascido na cidade de Goiana
minha pequena e querida cidade
da Zona da Mata pernambucana

Tenho paixão pelo desenho
desde que eu era criança
agora me atrevo como poeta
para versejar com segurança

Trabalho no estado vizinho
aquela encantadora Paraíba
sou funcionário concursado
lá tive excelente acolhida

Reuni trabalhos arquivados
para neste blog tornar conhecido
é o Blog do Pedro Marques
quem acessar fico agradecido.

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2
Acrílica sobre tela (1mx90cm) - Pedro Marques

sábado, 26 de fevereiro de 2011

CORREIA PICANÇO, O GOIANENSE FUNDADOR DA 1ª ESCOLA DE MEDICINA DO BRASIL


José Correia Picanço nasceu na então Vila de Goiana, província de Pernambuco, em 10 de novembro de 1745, filho do cirurgião-barbeiro Francisco Correia Picanço e de Joana do Rosário das Neves. Os estudos primários foram concluídos na sua cidade natal quando já era adolescente. Sua família mudou-se para Recife e Correia Picanço passou a dedicar-se à profissão de seu pai. Assimilou-a e praticou-a tão bem que chamou a atenção do então governador da província de Pernambuco (1763-1768), Antônio de Souza Manoel de Menezes, Conde de Vila Flor, que o nomeou, em 1766, Cirurgião do Corpo Avulso de Ofício de Ordenança de Estradas e Reformados.
Mas, a meta profissional de Correia Picanço era ir além dessa nomeação. Na época, o título de Cirurgião-Barbeiro era importante, mas atribuído apenas às pessoas que sabiam ler e escrever e as suas atividades eram baseadas em parcos conhecimentos médicos que se limitavam ao tratamento de fraturas e luxações, a cura de feridas, a aplicação de ventosas, injeção e sanguessugas, a abrir abcessos, a extrair dentes e, também para justificar o título, cortar cabelo e fazer a barba.
Sendo assim, e por sua dedicação à arte de curar, o governador o enviou para Lisboa, onde Correia Picanço recebeu o título de Licenciado em Cirurgia, após o curso regular na Escola Cirúrgica do Hospital São José. Em seguida, de Lisboa ele foi para Paris e lá conquistou o grau de "Officier de Santè" (Oficial de Saúde). Na capital da França, fixou residência e consultório, e casou com Catarina Brochot, filha de um de seus mestres, Dr Claude Sabatier Brochot. Dessa união nasceram Manoel, Felipe, José, Antônio Correia Picanço e Izabel Brochot Picanço da Costa.
Em 1771, regressou a Lisboa, reinstalou seu consultório e foi nomeado, pelo Marquês de Pombal (Sebastião de Carvalho e Melo), professor da Cadeira de Anatomia da Universidade de Coimbra. Entretanto, como não tinha o grau de Doutor em Medicina, foi desprestigiado pelos colegas de ensino. Este fato foi mais que um incentivo para Correia Picanço retornar a Paris, matricular-se na Universidade de Montpellier, e obter o cobiçado título de Doutor em Medicina. Dessa forma, retornou a Coimbra e reassumiu a Cadeira de Anatomia, que professou durante dezoito anos. Inovou nos métodos didáticos quando introduziu o ensino da anatomia sobre o cadáver humano. Anteriormente, os estudantes utilizavam apenas animais.
Na década de 1790, de volta para Lisboa, exerceu cargos públicos relevantes: Primeiro Cirurgião da Real Câmara, Cirurgião-Mor do Reino e Deputado e membro nato da Real Junta do Promedicato (Junta de médicos que faziam inspeções sanitárias e fiscalizava as farmácias, chamadas àquela época de boticas).
Em 1870, devido à invasão napoleônica, D. João VI transfere-se com a família para o Brasil e José Correia Picanço, Primeiro Cirurgião da Real Câmara, o acompanha. Chegaram ao Brasil, na Bahia, em 1808. Com sua experiência profissional reconhecida e percebendo a carência de médicos formados no território brasileiro, Correia Picanço preocupou-se em incentivar o Príncipe a solucionar esse problema. Em Carta Régia de 18 de fevereiro de 1808, foi autorizada a criação, na Bahia, da Escola de Cirurgia no Real Hospital Militar de Salvador. Surge, dessa forma, no Brasil, o primeiro estabelecimento de ensino médico.
Em março de 1808, com a mudança da família real para o Rio de Janeiro, e também atendendo proposta de José Correia Picanço, D. João criou, através de decreto de 5 de novembro de 1808, a Escola de Anatomia Cirúrgica e Médica.
Além de sua valiosa participação nesses dois fatos relevantes para a história do ensino médico no Brasil, tem-se registro de que José Correia Picanço acompanhou, no Rio de Janeiro, o parto da primeira imperatriz do Brasil, a D. Maria Carolina Leopoldina que dera à luz a D. Maria da Glória, Princesa da Beira, e depois Rainha de Portugal; também foi atribuída a ele a realização, em 1817, da primeira operação de cesariana no Brasil, ocorrida na província de Pernambuco, em uma mulher negra. Como última homenagem em vida, recebeu o título de Barão de Goiana concedido pelo Imperador D. Pedro I, em 26 de março de 1821.
José Correia Picanço morreu no dia 23 de janeiro de 1823, aos 78 anos, com os seguintes títulos adquiridos ao longo de uma vida dedicada ao ensino médico e à medicina: Licenciado em Cirurgia (Paris); professor de Anatomia (Coimbra); 1° Cirurgião da Real Câmara; Cirurgião-Mor do Reino; Deputado à Real Junta de Prontomedicato; Membro da Real Academia de Ciências de Lisboa; Fidalgo da Casa Real do Conselho de Sua Majestade; Cavaleiro e Comendador Honorário da Torre e Espada; Primeiro Barão de Goiana; Nobre do Império; e fundador do ensino médico no Brasil.
Em sua memória foram realizadas diversas homenagens em todo o Brasil. No bairro da Tamarineira, o governo inaugurou um hospital com o seu nome e, em 1958, Correia Picanço foi aclamado Patriarca da Medicina Pernambucana no I Congresso Pan-Americano de História da Medicina e no II Congresso Brasileiro de História da Medicina. Deixou apenas uma publicação: Ensaios sobre os perigos das sepulturas dentro das cidades e nos seus contornos, Rio de Janeiro, 1812.

MARCELO ARRUDA, INESQUECÍVEL


Este é o retrato do saudoso Marcelo Arruda, meu ex-professor da Escola Augusto Gondim, onde concluí o ensino médio. Marcelo tinha grande talento para a poesia e era uma pessoa muito querida em Goiana, mas foi covardemente assassinado enquanto se dirigia à sala de aula, por um atirador que o esperava escondido, fato ocorrido em 1991. Esta pintura foi feita diretamente em uma parede do Espaço Cultural Professor Marcelo Arruda, fundado em 1992, um local destinado à divulgação artística, com oficinas de pintura ministradas pelo artista plástico e músico Jor Santana, de onde surgiram gênios como Cosme, entre outros. Da união de Marcelo com minha prima Francisca nasceu Maria Tereza, uma bela e inteligente jovem.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SERGIO LOROSA


Caricatura do grande comediante Sergio Lorosa, astro da Rede Globo que anda um pouco sumido ultimamente.

BRUCE LEE, O REI DO KUNG FU

Este desenho foi inspirado em uma cena do clássico "Operação Dragão", filme que lançou Bruce Lee no mercado cinematográfico de Hollywood, em 1973. Infelizmente, foi sua última encenação, vindo a falecer após as filmagens.

JÕ SOARES E SUA CANECA

Homenagem ao grande Jô Soares, comediante, escritor, músico, apresentador, pintor e poliglota.

BORIS CASOY, O ÂNCORA


Homenagem ao jornalista Boris Casoy, o maior "âncora" do telejornalismo brasileiro.

O LOBISOMEM

Este é uma versão de lobisomem que tentei fazer ao meu próprio estilo, fugindo de todas as referências que eu já havia visto, como os lobisomens das revistas de terror da antiga editora Bloch, em circulação nos anos 80 e também dos lobisomens desenhados nas revistas Marvel e DC.

DUELOS IMPENSÁVEIS





Esta série de desenhos tem como tema encontros inusitados de personagens pertencentes a universos bastante diferentes, como por exemplo, o campeão de Eternia, He-Man e o herói japonês Spectreman. Uma loucura total.

FRANCISCO BELASCO, O ZINHO

Zinho é um cara altamente 100 %, gente de primeira qualidade, muito amigo de Severino. Zinho tem cultura popular no seu sangue, apreciador de todo tipo de manifestação artística. Assim como Severino, também tem talento para escrever ficção, mas o que realmente ele tem paixão é pela música.

SEVERINO É O CARA !


Uma das mentes mais brilhantes de Goiana, Severino é fã de quadrinhos, filmes e seriados de TV. Isso fez com que ele desenvolvesse o talento para a ficção, elaborando histórias fantásticas de seres extraordinários. Eu já disse a ele pra escrever tudo em um livro e publicar, que de repente aparece um diretor de Hollywood e resolve fazer um filme sobre alguma obra dele, mas Severino ainda não fez isso.

SANDRO, DA LOJA DE TECIDO


Grande amigão Sandro, que trabalhava como gerente na loja de tecidos da sua tia, no centro de Goiana.

PAULINHO, UM FÃ DE ROCK



Este nosso amigo Paulinho gosta tanto de rock que comprou uma bateria pra tocar em casa. A vizinhança não gostou muito da idéia.

OIÃO, UM TÍPICO FEIRANTE

Este é o nosso amigo Oião, que vendia roupa na feira de Goiana, mas também fazia corrida como mototaxista, um cara legal pra caramba.

PEDRO MARQUES, POR FERNANDO NASCIMENTO



Esta foi a primeira caricatura que Fernando Nascimento fez minha, em homenagem aos meus esforços no treino das caricaturas dos amigos. Acima, uma caricatura atual.

O FASTIOSO


Este camarada vivia apostando quem comia mais do que ele, e nunca perdia.

NANAU, O BOM DE BRIGA

Este é Nanau, um cara que entende tudo de instalação elétrica, hidráulica e tudo que se refere a construção. Quando é chamado pra briga, não arreda pé, vai com tudo pra cima !

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NEN, O LUTADOR


Este é o nosso amigo Nen, irmão de Lola e Mô. Nen treinava taekwen-do nas praças de Goiana, demonstrando grandes habilidades.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LUIZ, O 1ª CATEGORIA


Este é o nosso amigo Luíz, na época em que estava servindo o exército, com toda sua vibração pelo serviço militar.

MEIA BANDA, O PAPA JACARÉ


Este é o nosso amigo Nerivaldo, mais conhecido como Meia Banda, apelido dado pelo seu ex-companheiro de trabalho Manoel, pedreiro que fez muito serviço lá em casa. O termo meia banda refere-se a um pedaço de tijolo, ou seja, uma banda (metade) de um tijolo partida ao meio, entendeu ?

MARCOS, O LOLA



Este é Marcos, também chamado Lola, irmão de Joelson, o Mô, grande figura de Goiana. Paquerador incontrolável, sempre tem uma conversa irresistível pronta para usar assim que encontra uma vítima no seu campo de visão.

JOELSON, O POPULAR MÔ


Este é o nosso amigo Joelson, ou simplesmente Mô, na época em que era cabeludo. Mô é carreteiro profissional e seu sonho era servir o exército, mas infelizmente caiu no excesso de contingente, que elimina muitos candidatos todos os anos.

O GENIAL JOR SANTANA

Jor é um artista plástico que produz quadros maravilhosos, inspirado em paisagens de vários tipos, inclusive de Goiana e também é um excelente retratista, tendo inclusive desenhado o retrato de uma tia minha. Mas ele também é bom como músico e compositor de MPB, havendo lançado dois CDs e um DVD do seu show gravado em um teatro no Recife. Foi Jor quem ensinou a arte da pintura a Cosme, outro grande artista da nossa terra.

O CACHORRO QUENTE DO GÉO




Este é o nosso amigo Geovani, que tinha um ponto de lanche no centro de Goiana, onde os conhecidos se encontravam para colocar os assuntos em dia. Ao lado do seu ponto funcionava a lanchonete do seu irmão, Geno, grande figura. A receita do cachorro quente conquistou o paladar da clientela e era preparada pelo próprio Géo, sendo tema de um cordel escrito por mim para homenagear nosso amigo. A seguir trecho do cordel:




" No centro de Goiana

quem passar logo vai ver

um ponto bem conhecido

para um bom lanche fazer

do nosso amigo Géo

seu cachorro quente comer




A receita do cachorro

fez um grande sucesso

preparado pelo Géo

teve muito progresso

e a sua qualidade

inspira este verso



Na cidade de Goiana

tem o que apreciar

arte, cultura e dança

tudo em um só lugar

passe no ponto do Géo

para seu lanche provar..."

FERNANDO GOMES


Este é o nosso amigo Fernando Gomes, outro genial desenhista de Goiana, fã de revistas em quadrinhos de super heróis como nós. Um dia Fernando resolveu abrir uma banca de revistas usadas com o seu acervo particular que tinha em casa. Projetou e montou sua banca toda em madeira, ao lado do museu de arte sacra de Goiana, onde havia outras barracas. Foi ele que me incentivou a enviar desenhos pelo correio para serem publicados nas revistas de quadrinhos publicadas em São Paulo e Rio de Janeiro, como a Marvel 97, mostrando inclusive as revistas que publicaram os desenhos dele. Hoje a banca de Fernando virou um playtime funcionando em um centro comercial composto por boxes construídos pela prefeitura, próximo do museu.

FERNANDO NASCIMENTO, O MESTRE


Este foi o primeiro desenho que fiz de Fernando, o maior desenhista de Goiana e um dos mais talentosos do Brasil. Depois que conheci o trabalho de Fernando percebi que precisava melhorar os meus mais ainda e ele foi um grande incentivador, aconselhando-me a sempre praticar mais e mais as caricaturas, com a ajuda dos amigos como modelo. Então consegui fazer caricaturas cada vez melhores. Fernando considera-se autodidata e seus trabalhos incluem desenho, fotografia, pintura em aerografia, escultura, música, publicidade, web designer, alegoria carnavalesca e também literatura de cordel. Sobre os cordéis, eu me atrevi a escrever alguns, seguindo as dicas de Fernando e isso ajudou-me bastante nos trabalhos literários que tive de desenvolver depois que passei a cursar Letras na faculdade de Goiana. Em 1997 Fernando convidou-me a produzirmos juntos um documentário sobre Goiana, chamado GOIANA, A HISTÓRIA DE UM POVO, utilizando sua câmera Sharp e os recursos da época, como o vídeocassete. O resultado final foi um sucesso, com aproximadamente duas horas de duração.

FAKINE, GENTE FINA


Este é o nosso amigo Fakine, gente de primeira qualidade, fã de filmes de ação e artes marciais, principalmente com Bruce Lee.

PEDRO MARQUES, POR DEMMY, O TRADUTOR


Caricatura minha desenhada por Demmy, o tradutor de inglês. Ele fez depois que eu fiz a dele, como retribuição à homenagem.

DEMMY, O TRADUTOR DE INGLÊS


Este é o nosso amigo Demmy, grande figura de Goiana, especializado em tradução de textos em inglês, sendo autodidata. Também esconde um talento para o desenho, tendo feito uma caricatura minha certa vez.

COSME, ARTISTA PLÁSTICO


Cosme é um amigo nosso especializado em pintura clássica, utilizando óleo sobre tela. Ele desenvolveu suas técnicas com o grande Jor Santana, um expoente da arte em Goiana, inclusive compositor de MPB, ao som do seu violão.

CEMITÉRIO, O PROJETISTA


Um grande desenhista goianense, Eliezer, mais conhecido como Cemitério, especializado em desenho técnico de plantas de casa e outros projetos.

AS CORRETORAS


Duas amigas nossas de Goiana, que vendiam seguros, pediram certa ocasião para serem caricaturadas por mim e ficaram contentíssimas.

ALEXANDRE, SERIGRAFISTA E PUBLICITÁRIO


Este é Alexandre, colega nosso de Goiana, especializado em serigrafia e criações publicitárias. fizemos vários trabalhos publicitários juntos.

A TURMA DA COPIADORA


Dois amigos de Goiana que trabalhavam em uma copiadora, onde eu costumava aparecer para fazer cópias dos meus desenhos.

POSSUÍDO


Criação de 1992, quando eu comecei a desenvolver técnicas de pintura, usando a rudimentar tinta guache sobre papel. A cena é de um homem vítima de possessão demoníaca, com uma cruz transpassada pelas costas, inspirada em filmes como Caçafantasmas e O Exorcista.

SÉRIE CARNIFICINA





Desenhos coloridos sobre papel produzidos em 1990, quando eu não havia desenvolvido ainda as técnicas de pintura atuais.

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2


Reprodução de uma foto publicada na revista Veja, onde utilizei tinta guache sobre papel.

DESEJO DE MATAR - PARTE 9


Mais uma satirização sobre outra série do cinema, Desejo de matar, estrelada pelo saudoso Charles Bronson, grande astro de Hollywood. O filme era sobre o arquiteto Paul Kersey, vítima da violência urbana, que perde a esposa e a filha assassinadas por bandidos. Sua sede de vingança ultrapassa todos os limites e neste caso acima, até mesmo os limites de idade.

SEXTA FEIRA 13 - PARTE XVIII


Cartaz de filme que faz gozação sobre a série cinematográfica Sexta feira 13, ícone dos filmes de terror dos anos 80, sobre o assassino indestrutível Jason Voohes, já morto e que continuou a matar quem se atrevesse a visitar seu lar, Cristal Lake. Na época o filme chegou até a parte VIII, mas neste caso eu aumentei um pouco mais.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

HEROÍNAS DO MANGÁ





O estilo japonês de desenhar é muito original. Nestes dois desenhos procurei seguir o mesmo padrão pela primeira vez. Mais uma experiência que adquiro.

BICHO FEIO FATURA GATINHA LINDA


TE PEGUEI, DANADA !


O homem anfíbio agarra a princesa do reino submarino.