VERSOS DE PEDRO MARQUES

Sou um simples brasileiro
nascido na cidade de Goiana
minha pequena e querida cidade
da Zona da Mata pernambucana

Tenho paixão pelo desenho
desde que eu era criança
agora me atrevo como poeta
para versejar com segurança

Trabalho no estado vizinho
aquela encantadora Paraíba
sou funcionário concursado
lá tive excelente acolhida

Reuni trabalhos arquivados
para neste blog tornar conhecido
é o Blog do Pedro Marques
quem acessar fico agradecido.

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2
Acrílica sobre tela (1mx90cm) - Pedro Marques

sábado, 4 de junho de 2011

REVISTA FATOS

Goiana sempre teve forte tradição jornalística, justificada pelos vários jornais lançados a partir do fim do século XIX. Mas em fevereiro de 2002 os amigos Severino Ramos, Mário Carmelo, Janilson Barros e Gilson da Silva lançaram a revista FATOS, um projeto editorial audacioso em Goiana. A revista era de altíssima qualidade gráfica, no formato 27x21 cm, com todas as páginas coloridas e impressa em papel couchê. Tratava dos mais variados assuntos, como cultura popular, esportes, tecnologia, meio ambiente, política, além da seção Diálogo, com um entrevistado novo a cada número, escolhido entre os destaques do município. Infelizmente a revista teve vida curta, ocasionada possivelmente pela queda no número de anunciantes.












LANÇAMENTO DO LIVRO "POLITENDÊNCIAS - ANTOLOGIA EM PROSA E VERSOS DOS ALUNOS DE LETRAS"

Na noite do dia 27 de maio de 2011, no colégio Diogo Dias, anexo da Faculdade de Goiana, foi realizado cerimônia de lançamento do livro Politendências - Antologia em prosa e versos dos alunos de Letras, iniciativa do professor José Antônio, que convidou alunos de vários períodos do curso de Letras, incluindo a minha turma. O livro é uma coletânea de poesias e contos, e a minha contribuição foi o conto baseado na história em quadrinhos A estrela salvadora, transformado em vídeo de slides e postado neste blog - vide conteúdo na coluna da direita - estando presente os autores dos poemas na ocasião. Entre eles destaco Manoel Borges, Vanessa Marques, Alcilene, Carlos, Janaína, Lene, Léa e Ana Paula, todos da minha turma do 4º Período.



Eu e Alcilene



Manoel


Lene, eu, Alcilene, Profº José Antônio, Ana Paula, Léa, Carlos, Manoel e Janaína


Carlos, Janaína, Léa, Ana Paula, Lene e Manoel


Eu e Lene


Vanessa, Carlos e Lene


Vanessa, Lene e Alcilene


Alcilene e Vanessa

domingo, 29 de maio de 2011

WELLINGTON, O GÊNIO DO AERÓGRAFO

Este é o goianense Wellington, especialista em pintura com aerógrafo, além de caricaturista também. Ele saiu de Goiana para fazer nome em São Paulo, onde sobrevive através do seu talento, pintando tudo, fachada de loja, painel em shopping center, muro, calçada, capacete de motoqueiro, camisetas...

MESTRE TOG ARTESÃO



Este é o conceituado Mestre Tog, artesão goianense premiado em várias edições da FENEARTE, a maior feira de artesanato de Pernambuco, realizada anualmente no Centro de Convenções em Olinda. Foi Tog quem me ensinou a arte de modelagem em barro, na oficina que funcionava nos fundos do extinto Casarão da Cultura. A especialidade de Tog são as peças figurativas sacras e nordestinas.

EDIVALDO, O POLIVALENTE

Edivaldo não é bombril mas tem mil e uma utilidades. Ele faz serigrafia, placas de sinalização, faixas, arranjos de carnaval, esculturas em barro, out door, retratos, pintura artística em telas (quadros) e o que a clientela encomendar.

EDILSON OLIVEIRA, MULTIARTISTA



Este é Edilson Oliveira, chargista, caricaturista, xilogravurista, aerografista, orquidófilo, ceramista e músico. Mais um grande talento da nossa terrinha Goiana.