VERSOS DE PEDRO MARQUES

Sou um simples brasileiro
nascido na cidade de Goiana
minha pequena e querida cidade
da Zona da Mata pernambucana

Tenho paixão pelo desenho
desde que eu era criança
agora me atrevo como poeta
para versejar com segurança

Trabalho no estado vizinho
aquela encantadora Paraíba
sou funcionário concursado
lá tive excelente acolhida

Reuni trabalhos arquivados
para neste blog tornar conhecido
é o Blog do Pedro Marques
quem acessar fico agradecido.

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2
Acrílica sobre tela (1mx90cm) - Pedro Marques

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O BOM HÁBITO DA LEITURA

Desde pequeno que eu tenho paixão pela leitura. Comecei com historinhas em quadrinhos e posteriormente, aos onze anos, virei fã de livros de ficção, estimulado pelos amigos leitores. Quando eu lia quadrinhos, ao terminar a leitura eu pegava papel e lápis para inventar minhas próprias historinhas. Quem lê muito, adquire conhecimento ortográfico e enriquece o seu vocabulário. Quem lê e escreve, obtém domínio muito maior, pois está massificando no cérebro as regras da Língua Portuguesa. Infelizmente o hábito da leitura é muito desprezado pela maioria dos brasileiros, o que nos torna ignorantes no nosso próprio idioma, fazendo-nos cometer erros grotescos na escrita, como podemos observar nos cartazes abaixo:

Erro: "TRÁS", que significa ATRÁS, DETRÁS.
Correto: TRAZ, do verbo TRAZER, como quiz dizer o anúncio acima.

Erro: "RÁPIDEZ", com acento agudo (´) colocado indevidamente, copiado da palavra RÁPIDO.

Erro: "AGENTE", que significa AQUELE QUE AGE, O CAUSADOR DE ALGO.
Correto: A GENTE, ou NÓS, como quiz dizer o anúncio acima.

Erro: "CONVÊNIADA", com o acento circunflexo (^) colocado indevidamente, copiado da palavra CONVÊNIO.
Dados estatísticos revelam a baixíssima quantidade de livros lidos anualmente pelos brasileiros, em relação a países vizinhos nossos:
BRASIL: 1,9 livros lidos por habitantes em um ano.
COLÔMBIA: 2,5 livros lidos por habitantes em um ano.
CHILE: 3,0 livros lidos por habitantes em um ano.
ARGENTINA: 5,0 livros lidos por habitantes em um ano.
Fonte: GLOBO.COM/BOM-DIA-BRASIL/
Se compararmos dados nos EUA e JAPÃO, a diferença é ainda maior. Como consequência disso tudo, as questões de Língua Portuguesa são o bicho papão nos vestibulares e concursos públicos. Estudantes chegam às universidades cometendo erros absurdos de ortografia e concordâncias. Um caso clássico é a confusão que se faz ao utilizar os pronomes MIM ou ME. Você sabe quando utilizá-los corretamente na frase ? Se sabe, parabéns! Se não sabe, consulte sua Gramática. Muita gente se confunde e acaba escrevendo MIM no lugar de ME.


Tudo isso é uma questão cultural nossa, onde nos dedicamos boa parte do nosso tempo à cervejinha no bar, ao futebol, à telenovela, e mais recentemente ao MSN e ao ORKUT. Mas não damos a devida importância ao nosso bom e velho amigo, o LIVRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário