VERSOS DE PEDRO MARQUES

Sou um simples brasileiro
nascido na cidade de Goiana
minha pequena e querida cidade
da Zona da Mata pernambucana

Tenho paixão pelo desenho
desde que eu era criança
agora me atrevo como poeta
para versejar com segurança

Trabalho no estado vizinho
aquela encantadora Paraíba
sou funcionário concursado
lá tive excelente acolhida

Reuni trabalhos arquivados
para neste blog tornar conhecido
é o Blog do Pedro Marques
quem acessar fico agradecido.

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2
Acrílica sobre tela (1mx90cm) - Pedro Marques

sábado, 12 de março de 2011

GENESIS - Land Of Confusion

ROBERTO CARLOS - O HOMEM - 1975 - HD

ROBERTO CARLOS - Vivendo por viver

ZUMBI 2 - A VOLTA DOS MORTOS


Filme de terror produzido na Itália em 1979, que foi exibido em Goiana no antigo Cine Rex, hoje chamado Cineteatro Polyteama. Sucesso de bilheteria na época, com casa cheia todas as noites, pelo menos ao começar a projeção, mas que ia esvaziando à medida que o filme passava, devido às cenas de carnificina explícita, com direito a closes repugnantes nos miolos que explodiam das cabeças atingidas por tiros, ou nas mordidas que os zumbis davam na jugular de suas vítimas, esguichando jatos de sangue, tudo com incrível realismo da maquiagem. Tinha marmanjo que saia da sala com a desculpa esfarrapada: "Esse filme é muito ruim, vou ver o jogo na Quadra Municipal." Tudo mentira. Era medo mesmo. A cena do fragmento de tábua quebrada da porta que perfura o olho da esposa do cientista atacada pelos zumbis ficou gravada de forma brutal no subconsciente de todos. Ao acender as luzes no final, o que se podia observar no cinema era o chão repleto de poças de vômito, e alguns poucos corajosos espectadores presentes, inclusive eu e a turma - Severino, Zinho, Carlão e Jucélio.

STALLONE E PELÉ em: "FUGA PARA A VITÓRIA"


Filme produzido pela Paramount em 1981, com Sylvester Stallone, Michael Caine e Pelé, o rei do futebol, dando um show de bola contra um time de nazistas em plena segunda guerra mundial.

BONNIE TYLER - "I NEED A HERO"

TOM E JERRY NÃO ERAM GATO E RATO


Este desenho produzido na década de 1930 revela dois personagens chamados "TOM" e "JERRY", curiosamente, os nomes da dupla (gato e rato) mais famosa dos desenhos animados, porém lançados somente em 1939 e ao longo da década de 1940 até a atualidade. Uma relíquia garimpada na net por Fernando Nascimento.

DESTRUIÇÃO DO ECOSSISTEMA


Charge que ilustra o descaso do homem com o meio onde vive, através da poluição, comprometendo sua própria sobrevivência.

PROFESSORA LUZIA SOARES


Esta era a nossa professora Luzia Soares, que ensinava Ciências. Ela sempre aparecia com alguma coisa pra vender à turma, fosse uma rifa, um bingo, um sorteio surpresa ou algo similar.

PROFESSOR ALCEU, DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


Na época do colégio, nós tínhamos uma matéria chamada Educação Artística, onde aprendíamos noções de desenho, como por exemplo, perspectiva, figuras geométricas sólidas, luz e sombra, entre outros aspectos. O nosso professor era Alceu, grande conhecedor do assunto, mas com dificuldades para controlar a bagunça na sala de aula.

VILMAR GOMES, A VOZ DE TROVÃO

Este é o mais famoso locutor de Goiana, Vilmar Gomes. Com sua voz inconfundível de timbre forte, dedicou-se à publicidade, em anúncios veiculados no carro de som, pelas ruas, mais tarde alcançaria as ondas do rádio. Muito requisitado também em campanhas eleitorais e eventos promovidos pela prefeitura. Vilmar foi o idealizador do personagem Goianildo, o caranguejo das tiras do jornal A PROVÍNCIA. Originalmente Goianildo seria utilizado para ilustrar uma cartilha que contaria a história de Goiana em quadrinhos a ser distribuída nas escolas, mas o projeto da Secretaria de Educação não saiu do papel.

PINTURAS EM BLUSÕES

Este blusão preto eu comprei em Campina Grande-PB em 1994, ano em que entrei na PMPB, quando fomos trabalhar na festa de rua chamada MICARANDE. O frio lá era terrível durante a noite, em pleno mês de abril. Posteriormente tive a idéia de fazer esta pintura, uma águia estilizada em formato de caveira, ideal para passeio de moto. Apesar de ser feito de material sintético, a tinta para tecido comum não largou. O nome em amarelo pronuncia-se fínix.




Este blusão verde-oliva é lembrança da época do exército, quando prestei serviço militar no quartel do 7º GAC, em Olinda, no ano de 1991. Depois que fui dispensado, levei o blusão pra casa e resolvi fazer uma pintura nas costas dele, com tema de guerra, "COMANDO DE MASSACRE", utilizando tinta pra tecido Acrilex.

quarta-feira, 9 de março de 2011

PADRE LANDELL, O BRASILEIRO INVENTOR DO RÁDIO


Roberto Landell de Moura foi um padre católico nascido em 21 de janeiro de 1861 na cidade de Porto Alegre-RS. Estudou Fìsica e eletricidade em Roma, e no Brasil, como autodidata, continuou seus estudos, realizando suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo. Foi o pioneiro na transmissão da voz, utilizando aparelho de rádio de sua construção, patenteados no Brasil em 1901 e posteriormente nos EUA em 1904.

Seus experimentos antecederam os de outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900) e o italiano Marconi, que se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio, mas só transmtiu a voz em 1914. Landel transmitiu a voz por dois meios: um transmissor de ondas que utilizava um microfone eletromecânico de sua invenção e também um aparelho de telefone sem fio, que utilizava a luz como uma onda condutora da informação de áudio, neste caso, uma idéia precursora da fibra ótica.

O jornal americano "The New York Herald" noticiou os trabalhos de Landell em 12 de outubro de 1902, em reportagem sobre as experiências desenvolvidas na época, inclusive por cientistas americanos, alemães, ingleses, entre outros, na transmissão de sons sem uso de aparelhos sem fio (wireless).

Veja a história completa no link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura

terça-feira, 8 de março de 2011

4 FUNÇÕES DESCONHECIDAS DO SEU CELULAR

Seu celular possui quatro funções que talvez você nunca ouviu falar. Elas devem ser usadas em caso de emergência, inclusive para salvar a sua vida ! Veja quais são:
O NÚMERO UNIVRSAL PARA EMERGÊNCIA NO CELULAR É 112
Se você estiver fora da área de cobertura da sua operadora e precisar da emergência, disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser discado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente !
JÁ TRANCOU O SEU CARRO COM A CHAVE DENTRO ?
Se seu carro possui controle remoto e acontecer de você trancá-lo com a chave dentro, não tem problema. Caso a chave reserva esteja na sua casa, basta ligar para o celular de alguém lá e pedir para a pessoa acionar o controle da chave reserva próximo ao celular dela, enquanto você segura o seu a aproximadamente 30 cm da porta do carro. Isso vai destrancar seu carro, evitando um trabalho maior. Não importa qual seja a distância entre você e a chave reserva, o sistema funcionará de qualquer jeito.
A BATERIA DESCARREGOU E NÃO TEM UM CARREGADOR À MÃO ?
Imagine que seu celular descarregou e você não esteja com o carregador no momento. Não tem problema, basta acionar as teclas *3370# e seu aparelho irá acionar a carga de reserva, equivalente a 50% da bateria. Ao ser carregado novamente, esta carga reserva será renovada.
PERDEU O CELULAR OU FOI ROUBADO ?
Não se desespere. Antes que isso aconteça, você pode anotar o número de série do seu aparelho, acionando as teclas *#60# e aparecerá um código de 15 dígitos. Informe à sua operadora este código assim que perdê-lo ou for roubado e ele será bloqueado, impossibilitando o seu uso por outra pessoa.

CHE GUEVARA


DESENHO PREMIADO NO SALÃO DE SÃO LUIZ - MA



Este desenho enviei ao salão de humor de São Luiz-MA em 2002, sendo premiado na categoria "Melhor charge nacional". O prêmio foi um troféu em acrílico e a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais). O salão de São Luiz ocorre todos os anos, com temas diferentes. Na ocasião, em 2002, o tema foi "Jogos esportivos contra jogos de azar" e a idéia que representei foi um jogador de basquete encestando um globo de bingo na lixeira.

LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO


Imagens reais mostram o cotidiano dos cangaceiros liderados por Virgulino Ferreira, o LAMPIÃO. Veja mais vídeos nos links:
http://www.youtube.com/watch?v=bkmrptP7xzc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vk1CutCJZJs&feature=related

segunda-feira, 7 de março de 2011

A TURMA DA FACULDADE

Léia, Janaína e Deysiane



Vanessa Cristina e professora Carla



Débora, a modelo de Caaporã-PB



Renata e Núbia



Valdenise, Alcilene e Janaína



Bruna Nathally e sua turma, três períodos à frente



Fabíola, Alcilene, Vanessa Cristina e uma turista na sala



Eu e Alcilene



Manoel, Rosália, Léo, professor José Antônio, Ruan, Sustenes e Vanessa Cristina



Selma, a musa de Caricé



Renato Conselheiro e Sustenes



Débora, Quitéria Top Model, Elbalaine e Janaína



Léo e Alcilene



Ruan e sua prima Magda



Eu, Carlos, Rosália, Ruan, Thalita, Vanessa Cristina e Itanielly



Alcilene, Carlos, uma amiguinha, Janaína e Lene



Dia de prova



Carlos, Alcilene, Débora e Fabiana


Elisângela, Gimara e Carliete, o trio de Alhandra-PB


Vanessa Marques, Janaína, Sustenes, Elbalaine, Vanessa Cristina e Paloma



Carliete e Gilmara


Bianca, Janaína e Juliane



Vanessa Cristina, Selma e Arli

Eduardo Turista, Sustene, Carlos, Ruan, Vanessa Cristina e Rosália

João Calado, Sustene, Ruan e eu.

MÉTODO BIZARRO DE CAÇAR UMA PÍTON

INQUISIÇÃO - A HISTÓRIA NÃO CONTADA


Este vídeo revela a verdade sobre a Inquisição, instituída pela Igreja Católica, muito diferente daquilo que aprendemos nos livros de História, onde os fatos foram tendenciosamente deturpados ao longo dos anos.

MARCONDES, OU SIMPLESMENTE "CONDE"

Conde é nosso amigo da Vila Castelo Branco, bairro onde moramos desde a infância. Este desenho foi encomendado depois que ele passou a treinar jiu-jitsu, na academia EQUIPE HARLAN OLIVEIRA, pioneira neste estilo de luta em Goiana.